categorias
top 10 vinhos

Top 10 vinhos da feira

Espumante Francês La Burgondie Crémant de Bourgogne Brut Reserve NS – 750ml

Os espumantes da Borgonha têm crescido em popularidade e em qualidade. Este foi elaborado pelo método tradicional com as castas Chardonnay e Pinot Noir, além de pequena proporção de Aligoté e Gamay, todas típicas da região, e passou um mínimo de 12 meses em contato com os resíduos da segunda fermentação. Tem aroma delicado e atraente de frutas brancas, com notas minerais, e mostra perlage fina. No paladar, tem intensidade com leveza, notas cítricas além daquelas do aroma, ótimo frescor, como esperado e boa persistência. Pode ganhar complexidade se guardado por dois anos. Especialmente bom para receber convidados, para almoço ou jantar.

Vinho Francês Picpoul de Pinet 2020 Beauvignac – 750ml

Picpoul de Pinet é uma denominação de origem do Languedoc, junto ao mar e com solos arenosos, bem em frente a fazendas de ostras. Confunde-se com o nome da casta, também chamada Piquepoul Blanc. Tornou-se, em tempos recentes, o vinho de maior sucesso entre todos os brancos do Languedoc-Roussillon. Beauvignac é considerado por Hugh Johnson um dos melhores produtores da denominação. A Picpoul mostra ligeira salinidade, sabores frutados com notas cítricas e tropicais, bom frescor e uma nuance floral. Todos estes sabores encontram-se neste vinho, seco. ‘Grita’ por frutos do mar frescos!

vinho Francês Légende des Toques Rhonéa 2020 Côtes-du-Rhône Branco – 750ml

Menos conhecidos que os Côtes-du-Rhône tintos, os brancos são atualmente mais valorizados que aqueles. Isto porque as variedades brancas locais podem ser mescladas para enriquecer tentadoramente seus aromas e sabores, como neste vinho recém-chegado. Une Grenache Blanc, Marsanne e Viognier, que têm aroma sedutor, muito bom frutado, e bom corpo. O vinho mostra também nuances de ervas secas, é concentrado, tem 13,5% de álcool bem integrado, com acidez levemente moderada, como esperado das variedades e do clima regional. Vinho intenso e muito atraente. Muito bom com pratos como carne de porco e bacalhau, mais temperados.

Vinho Francês U.V.C Bourgogne Chardonnay 2019 Union des Viticulteurs de Chablis – 750ml

De região nobre e produtor muito conceituado, tem cor amarelo-palha com reflexos verdes. Aroma de boa intensidade, puro e típico, no qual se mesclam frutas brancas (maçã verde, maçã, pera) e nuances florais discretas, notas de damasco seco e uma leve nuance de mel. No paladar mostra boa acidez, é persistente e equilibrado. Reúne, portanto, a elegância discreta, a tipicidade e a classe de um ótimo Chardonnay de clima frio. Ótimo se servido com pratos refinados de carnes brancas.

Vinho Francês Père & Fils Laurent Miquel Cinsault Syrah Rosé 2020 Pays d’Oc – 750ml

Este vinho tem coloração rosa-pálido, insinuando delicadeza e frescor. E exibe exatamente estas características, pois predominam as frutas brancas, tem uma leve mineralidade, excelente frescor e taninos praticamente imperceptíveis. O álcool é 12,5%, e o final é muito harmonioso. Assemelha-se aos bons exemplares da Provence. Vinho para momentos de descontração e comidas leves.

Vinho Francês Château Cazal Viel Vieilles Vignes Laurent Miquel 2017 Saint-Chinian tinto – 750ml

De uma denominação muito bem reputada do Languedoc, vem este vinho poderoso, de uma propriedade cultivada há 7 gerações pela mesma família. De vinhas velhas espera-se concentração e equilíbrio, que aqui não faltam. Tem fruta madura, mas não excessivamente, é complexo, particularmente especiado (cravo, pimenta preta), tem taninos potentes com ligeiras arestas e boa persistência. Metade do vinho estagia 12 meses em barricas francesas usadas. Predomina a Syrah, com Grenache e Mourvèdre. Tem 91 pontos em robertparker.com. Pode ser guardado ou bebido já, de preferência com decantação. Ótimo com uma prime rib.

Vinho Notre Dame des Vignes Rhonéa 2019 Côtes-du-Rhône Villages Visan tinto – 750ml

Côtes-du-Rhône Villages está um degrau de qualidade acima dos bons Côtes-du-Rhône. Visan é uma vila ao norte da denominação, com clima ligeiramente mais fresco, e segundo Hugh Johnson é uma das três melhores entre 22 outras autorizadas a colocar o nome no rótulo. Caracteristicamente, tem predominância de Grenache, complementada com Syrah e uma ponta de Mourvèdre. Os aromas são intensos e especiados, com frutas vermelhas maduras. Na boca os taninos são elegantes e bem presentes, contrabalançando com perfeição a fruta concentrada. A acidez é contida, mas equilibrada pela intensidade dos sabores que vão além do frutado, com ervas secas, couro e garrigue. O final é bem longo. A garrafa exibe um brasão muito bonito em relevo. Experimente com o clássico ancho grelhado, com tutano por cima e molho rôti.

Vinho Tinto La Burgondie Pinot Noir 2020 Côte Chalonnaise – 750ml

Nesta região os bons produtores elaboram vinhos que rivalizam com a vizinha à Côte d'Or, logo ao norte. Este Pinot Noir é exemplar e delicioso. Tem aroma intenso, multi-facetado, que inclui notas florais e especiadas. Tem frescor, taninos suaves muito elegantes, bom corpo, num conjunto muito harmônico. Uma passagem discreta por barricas enriqueceu seus aromas e sabores, e o amaciou. Combinação perfeita com pato ao molho de azeitonas.

Vinho Tinto Saint-Joseph Nobles Rives 2019 Cave de Tain – 750ml

Proveniente do Rhône Nord, onde a Syrah brilha e serve de inspiração a todos que a produzem no mundo todo, este vinho da famosa Cave de Tain demonstra excepcionalmente bem o porquê desta fama. Aroma intenso, com todas as características didáticas da variedade nesta região: amoras, mirtilos, cerejas, especiarias, e uma nuance de carne grelhada. A sua textura é perfeita, com taninos abundantes e sedosos, que acariciam o paladar. Intenso, sem ser jamais pesado, tem frescor e final muito longo. Grande vinho. Acompanha pratos sofisticados, como um carré de cordeiro com molho de ervas e pimenta do reino.

Vinho Branco Croix Milhas Vin Doux Naturel NS Muscat de Rivesaltes – 750ml

Vinho doce fortificado, com 15,5% de álcool. Elaborado com a variedade Muscat, intensamente aromática (frutas brancas, frutas exóticas e fortes notas florais), seu mosto passa curto período em contato com as cascas, para extrair mais aromas, e assim ganha uma cor amarela quase dourada. Seu frescor equilibra-se muito bem com o adocicado, e seu teor alcoólico médio (para vinhos fortificados) o torna especialmente atraente para o final de uma refeição. Combina muito bem com sobremesas com frutas.